As divertidas e encantadoras obras de Beatrix Potter

Beatrix Potter é a ilustradora e autoras das divertidas travessuras de Petter Habbit, obra que alçou o seu nome como uma das mais ilustres escritoras de livros infantis. Apaixonada pelo campo e pelos animais, a autora dedicou uma boa parte do dinheiro obtido com a venda dos seus livros para comprar terras e fazendas com o intuito de preservá-las.

Nascida em 28 de julho de 1866, em Londres, na Inglaterra, Helen Beatrix Potter era uma criança de temperamento tímido e quieto. Educada em casa por governantas, a jovem Beatrix cresceu cercada pela natureza e animais de estimação que passou a desenhar aos nove anos de idade.

As suas férias de verão com a família costumavam ser no campo, em Perthshire, na Escócia e posteriormente Lake District, na Grã-Bretanha. Foi nesses lugares que ela aprendeu a amar a natureza e a importância de sua preservação. Também foi educada em artes e histórias natural, fatores que seriam determinantes para o desenvolvimento de seu trabalho.

Suas primeiras influências artísticas foram os contos de fadas, as fábulas de Esopo, Hans Christian Andersen e dos Irmãos Grim, além da mitologia escocesa. Beatrix passou a ilustrar estas histórias, mas com um ingrediente muito especial: seus animais de estimação sempre figuravam entre os personagens. A jovem também era assídua frequentadora das galerias de artes de Londres.

Ainda adolescente ela começou a vender cartões de Natal que ela e o irmão ilustravam. Nesta época Beatrix desenvolveu o hábito de se corresponder através de cartas com as crianças que conhecia, muitas vezes, estas crianças eram filhos de suas governantas.

Estas cartas eram recheadas de encantadoras ilustrações e histórias que ela mesma criava e para jovem foi um verdadeiro treino para a carreira artística. Uma das cartas inclusive, continha a história de quatro coelhinhos chamados Flopsy, Mopsy, Cottontail e Peter que se tornaram a base de seus trabalhos.

Em 1890, Beatrix começou a vender as suas primeiras ilustrações para Hildesheimer and Faulkner. Entretando, apenas em 1902, após diversas rejeições, que a escritora conseguiu publicar o seu primeiro livro As Histórias de Pedro Coelho, pela Frederick Warne & Co. O sucesso repentino da publicação lhe rendeu a venda de mais 20 mil cópias até o Natal daquele ano.

Já no ano seguinte a escritora e ilustradora lançou mais dois livros, A História do Esquilo Trinca-Nozes e O Alfaiate de Gloucester, ambos baseados em cartas que ela escrevia para as crianças. Ao todo, Beatrix Potter lançou 23 livros infantis em toda a sua carreira que já foram traduzidos em 36 línguas e somam mais de 45 milões de exemplares vendidos. Beatrix Potter faleceu aos 77 anos, em Lakeland, deixando para o National Trust mais de 4 mil acres e 15 fazendas.

Para conhecer mais obras do artista acesse a pasta que criamos: https://br.pinterest.com/thaisslaski/arte-matérias-do-site/beatrix-potter/

Crédito Imagens:
https://upload.wikimedia.org
https://br.pinterest.com/
https://nameberry.com/
Compartilhe com seus amigos