A arte egípcia se desenvolveu há mais de 3000 a.C. por meio da civilização do Antigo Egito, em diversas áreas tais como pintura, escultura e arquitetura e é objeto de estudo e admiração até os dias de hoje. Com predominância de temas religiosos, a arte egípcia é demarcada por diversos períodos e estilos como Época Tinica, Reino Antigo, Reino Médio, Reino Novo, Época Baixa, Período Ptolemaico, entre outros períodos intermediários.
Após se decifrar os hieróglifos através da Pedra Roseta foi possível chegar a uma maior compreensão da cultura egípcia, seus hábitos sociais e modo de pensar. Neste ínterim, também é possível rastrear a motivação que levava os egípcios a conceber as suas obras artísticas.
No âmbito religioso, os egípcios acreditavam na imortalidade da alma, e na maior parte de suas pinturas e esculturas é retratado o culto aos mortos, as divindades que compunham a mitologia egípcia, além da figura do faraó que tinha um papel de soberania.
Com ausência de expressão, as figuras eram retratadas com uma proporcionalidade que revelava a sua importância dentro da sociedade. Por isso, o faraó era sempre a maior figura e o destaque em uma representação e esta proporcionalidade era replicada aos diferentes escalões, até chegar aos escravos que estavam no último nível da Pirâmide Social Egípcia.
As cores usadas na pintura egípcia são obtidas diretamente da natureza e são permeadas por uma função simbólica que vai além da estética. Desta maneira, o preto era associado á noite a à morte, o branco à pureza, o amarelo representava a eternidade, o vermelho era energia, poder e sexualidade, o verde simbolizava a vida e o azul estava associado ao rio Nilo e ao céu.
Além disso, as figuras eram representadas de maneira bidimensional e conforme a Lei da Frontalidade, com ângulos restritos de visão, ou seja, de frente, de perfil ou de cima. Em sua maior parte com a cabeça e os pés de perfil e o corpo de frente.
O insuperável conhecimento arquitetônico dos egípcios se revela através das impressionantes Pirâmides. Construídas com blocos de pedra, tinham um caráter de solidez e imponência para transmitir um sentimento de eternidade e serviam como túmulo para os faraós.
Para conhecer mais, sobre Arte Egípsia, acesse a pasta que criamos: https://br.pinterest.com/thaisslaski/arte-matérias-do-site/arte-egípcia/
Crédito Imagens: https://pt.wikipedia.org http://brasilartesenciclopedias.com.br