Andy Warhol – as inovações da Pop Art

Considerado o maior representante da Pop Art, o artista norte-americano Andy Warhol consagrou-se na pintura e no cinema. Entre seus trabalhos de maior expressividade destacam-se as suas famosas serigrafias coloridas de rostos de personalidades como Marilyn Monroe, Elvis Presley e Elisabeth Taylor.

Filho de imigrantes eslovacos nos Estados Unidos, Andy Warhol é o nome artístico de Andrew Warhola, Jr., nascido em 6 de agosto de 1928, na cidade de Pittsburgh na Pensilvânia. Quando criança costumava ficar doente com frequência e os períodos em que passava na cama eram preenchidos desenhando, ouvindo rádio e colecionando imagens de estrelas de cinema, atividades que influenciaram o seu gosto pelas artes.

Warhol graduou-se em Design pelo Instituto de Tecnologia de Carnegie e depois se mudou para Nova York onde começou a trabalhar como ilustrador em revistas importantes como Vogue e The New Yorker, além de desenvolver alguns materiais publicitários para lojas.

O jovem Warhol criou então uma bem sucedida carreira como artista gráfico que lhe rendeu vários prêmios como diretor de arte do Art Director’s Club e do The American Institute of Graphic Arts. Já em 1952 organizou a sua primeira exposição artística na Hugo Galley, onde exibiu quinze desenhos inspirados na obra de Truman Capote e que também foram expostos no MOMA, Museu de Arte Moderna, em 1956.

Na década de 1960 seu trabalho começa a dar uma guinada impressionante. Utilizando-se de conceitos publicitários, passa a estabelecer um estilo único com o uso de cores fortes e brilhantes, com enfoque em objetos de consumo e temas do cotidiano. É desta época uma das suas obras mais conhecidas, a série de Latas de Sopa Campbell, produzida em 1962.

Foi neste momento de sua carreira que começou a representar rostos de figuras icônicas da época e da história da arte em serigrafia com variações de cores. Além da técnica de serigrafia, Warhol revoluciona ao usar em suas obras colagens e materiais descartáveis. O artista também começa a explorar a sétima arte, produzindo diversos filmes.

Já nas décadas 70 e 80, Warhol assina definitivamente a sua versatilidade artística ao dedicar-se à pintura, a escrever livros autobiográficos e  apresentar um programa de TV. Faleceu em fevereiro de 1987, um dia após uma cirurgia na vesícula biliar.

Para conhecer mais obras do artista acesse a pasta que criamos: https://br.pinterest.com/thaisslaski/arte-matérias-do-site/andy-warhol/

Crédito Imagens:
https://www.wikiart.org
Compartilhe com seus amigos